segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

2013: ANO BOM OU RUIM PARA NOSSO FUTEBOL?

Opinar graças a Deus é algo ainda livre! Mesmo não sabendo jogar bola e ter tido um ano sofrível no Cartola, ainda tenho liberdade para dizer algumas coisas! Vamos aos pontos:

Positivos:

1. Seleção Brasileira (!!!). Como foi bom ganhar da Espanha! Felipão, quem diria, soube aproveitar as últimas tendências do futebol: marcação-pressão, volante-goleador e zagueiro cabeludo! Um futebol ofensivo, técnico, tático e maravilhosamente improvisado. Toques de calcanhar, corta-luz... Ufa que maravilha!

2. Cruzeiro como campeão. Muito mais bonito de se ver do que os últimos quatro outros campeões (Fluminense, Corinthians, Flamengo e São Paulo)! Aliás, espero que esses quatro, um pior que o outro este ano (mesmo com título rubro-negro), imitem o Cruzeiro na forma de se jogar futebol. Futebol bonito é feito de passes, cruzamentos, movimentação e, por favor, dribles! Embora, ainda nos faltem mais dribles...

3. Cuca, campeão da Libertadores. Ainda um técnico que morre no sufoco mas não se fecha feito um medroso lá atrás. Não que eu não gostasse do Corinthians 2012, era atento, taticamente disciplinado, sempre pronto para a hora de fazer o gol da vitória, sem deixar o adversário respirar, que conduzia a bola em boas triangulações, etc. Mas nesse ano, o melhor do futebol foi ofensivo, pra frente. E Cuca é a razão disso. Mostrou pra todos nós que nosso futebol ainda pode ser alegre.

4. Bom Senso FC. Os atletas também estão dispostos a ir para as ruas. E demorou! Como foi bom saber que ainda tem gente com cérebro jogando bola... E mais ainda, com coragem e disposição, o que falta a 80% da população quando o assunto é política.

Negativos:

1. Torcida. A morte do boliviano por conta dos torcedores do Corinthians, o 'auê' no CT do São Paulo, a torcida do Botafogo em si e a briga entre vascaínos e atleticanos são exemplos da vergonha que as organizadas trazem ao nosso futebol. Faltaram outros. Mas como resolver essa vergonha?

2. Calendário. Talvez a grande razão de termos visto um dos piores campeonato brasileiros dos últimos anos. Corinthians, São Paulo, Fluminense e Atlético-MG são, na minha opinião, as grandes vítimas dessa loucura. Foi notável a queda de rendimento de todas as equipes (exceção de Cruzeiro e Atlético-PR) no segundo semestre. Até cego vê, que no fim do ano, os times tão só o pó!

3. CBF. Nem precisa comentar.

4. Estádios da Copa. Mortes, acidentes, atrasos, superfaturamento, licitações estranhas...

5. Mundial de Clubes. Se não aprendermos que ele não é tão importante quanto parece, vamos continuar dando vexame. A obrigação de qualquer time sul-americano é ganhar a primeira partida. Ganhando, deve-se jogar por jogar, a obrigação é do outro. Não devíamos ter a vergonha gaúcho-mineira nem o excesso de respeito paulista. Mundial é que nem festa de formatura. Tá lá porque ganhou. Não é vestibular.

2 comentários:

  1. Injustiça com a Lusa ,Fluminense escapou pelo tapetão mais uma vez neh rsrs,isso também entrou para o lado negativo do futebol brasileiro de 2013,pois a Lusa lutou dentro de campo nas últimas rodadas e o Flu não jogou esse ano,tinha que jogar a série B.

    ResponderExcluir