sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Jadson, Pato e o Paulistão

A troca de Jadson por Pato, ou a troca de Pato por Jadson tem muito comentário e muita gente sem saber no que vai dar. É impossível  saber se vai dar certo, por isso cabe nos perguntar: era necessária a troca?

Não sei... acho que o Corinthians precisava de um meia. E acho que Rodriguinho podia ser esse cara, por isso acho desespero buscar o Jadson. Rodriguinho foi punido por erros coletivos da derrota para o Santos. Erros os quais tem séria responsabilidade do técnico Mano Menezes. Também acho que Pato funciona muito bem ao lado do Guerrero e que basta segurar os laterais pra que o sistema defensivo do time de Itaquera não seja essa vergonha. Mas no fim, acho que o SCCP pode aproveitar mais o Jadson do que o SPFC aproveitar o Pato.

Isso porque o SPFC não precisa de atacantes. Ademilson e Luís Fabiano não são craques mas fazem gols, coisa que Pato não faz há um bom tempo. Combinar as aves no Morumbi seria maravilhoso. Um tem o passe brilhante e o outro a arrancada pra receber o tal passo em profundidade. Mas nem um nem outro sabem ou querem ajudar o time a marcar. Se funcionarem bem juntos, é importante um sistema defensivo melhor e acho que os problemas do SPFC são maiores que os do SCCP lá atrás. O problema de Muricy é não ter jogadores defensivos de qualidade. Por outro lado, Wellington é extremamente esforçado e Antônio Carlos tem aparecido de modo perfeito lá na frente.

Mas o problema não nem esse nem aquele. O problema se chama Campeonato Paulista. Ele infla o calendário com muitos jogos de baixa qualidade, elimina as chances de uma pré-temporada decente e só ajuda a gerar crises nos times grandes. O Corinthians não começou mal e o São Paulo estava se recuperando da má estreia e dois clássicos perdidos fazem os times entrarem no desespero. Perder clássico é a coisa mais normal da história do futebol brasileiro. Um tem que ganhar não é? Precisa de crise?

Não tenho dúvidas que se o campeonato tivesse no máximo 7 partidas, os dois clubes fariam pré-temporadas melhores e chegariam à Copa do Brasil e ao Brasileirão mais bem preparados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário